sexta-feira, 5 de junho de 2009

A morte da "Lite FM do Rio"


É de luto e com muita tristeza que escrevo sobre o que aconteceu no dia 1º de junho. Não foi o desaparecimento do Air Bus 447 da Air France. Claro que o acidente com o voo foi uma tragédia e lamento pela morte dos que estavam no avião. Mas destino o meu pequeno espaço de hoje para comentar sobre a perda que o Rádio Carioca sofreu esta semana. No último domingo a ANTENA 1 deu o seu adeus aos ouvintes do dial.

A emissora estava no ar há 28 anos e se caracterizava como uma das principais no segmento da chamada rádio contemporânea, nas quais estão atualmente a MPB FM, PARADISO e JB FM . O fim da ANTENA 1 no dial e a sua migração para a rádio-web, me deixa preocupada em relação ao destino das FMs no Rio de Janeiro.
O arrendamento da ANTENA 1 pelo Grupo dos Diários Associados da qual faz parte a SUPER TUPI AM e a NATIVA FM, pode significar a ponta de iceberg de proporções gigantescas para ao futuro do Rádio no Brasil.
Todo este processo que culminou no fim da Lite FM, apontou uma estratégia “suja” que espero, sinceramente, que não se torne popular. No antigo dial da emissora carioca (103,5MHz) está operando a NATIVA FM, que anteriormente era transmitida em (96,5MHz) e neste dial está atualmente a SUPER RÁDIO TUPI AM. A questão fundamental não é o conteúdo veículado pela TUPI, até porque a discussão extravasa a ordem da programação, o problema é que a emissora está operando ilegalmente.

A transmissão da TUPI AM é a mesma da FM, eu disse A MESMA. A concessão do dial 96,5MHz é ilícita e deveria ser cassada. Se o nosso país de fato se preocupasse em regulamentar o setor das comunicações, não deixaria existir esta grande “feira” onde cada empresário faz o que quer com o dial e o resto que se contenha com a “xepa” da internet.

O jornalista Alexandre em artigo publicado no RadioRJ critica a “aemização” das FMs e relata como ocorre o superfaturamento ilegal das emissoras envolvidas:
“As duas rádios trabalham como uma só, mas o proprietário, na hora de pedir empréstimo aos bancos, pede um valor em dobro, a título de duas emissoras diferentes, o que significa que apenas 50% do dinheiro solicitado é realmente investido na rádio.”
Acho melhor contar este “segredinho” de como funcionam as transações politicas e econômicas dos meios de comunicação para a ANATEL, para o Sr. Ministro das Comunicações Hélio Costa e para o Sindicato dos Radialistas (afinal quem fica desempregado?). Contudo, para as instâncias responsáveis por ditar as regras do setor tudo está na total PAZ E AMOR, como dizem meus amigos hippies...

O que é isso Hélio Costa? “AUTO-REGULAMENTAÇÃO DO MERCADO? LIBERDADE DE INFORMAÇÃO? PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS? CIDADANIA? AH...JÁ SEI: DEMOCRACIA!”

Aos amantes de rádio: meus pêsames!


JAQUE DEISTER

2 comentários:

  1. FICO PASMADO, INDIGNADO, SEI LÁ O QUE, EM SABER QUE
    MATARAM E ENTERRARAM A ANTENA 1 RIO, UMA DAS UNICAS
    EMISSORAS QUE AINDA SE OUVIA SEM DOER NOS TÍMPANOS.
    MAS COMO ESTAMOS NO FIM DE MAIS UMA ERA TERRESTRE
    ESTÁ AÍ MAIS UMA LIÇÃO DE GANANCIA DO SER HUMANO.
    DEIXO MEU PESAR, POR ESTE TRISTE FIM.

    ALEX REZENDE - RJ

    ResponderExcluir
  2. Hoje tenho 34 anos e conheci a Antena 1 aos 19, pois o sistema de rádio do prédio em que eu trabalhava era central, por isso, a cada dia fui aprendendo a me identificar muito com as músicas que passaram a me acompanhar em vários momentos fazendo parte da minha história desde então me acompanhando em vários momentos, quero dizer que senti muito não poder mais ouvir-la, adorava todas as músicas e locutoras que por sinal tinham muito bom gosto no repertório, a radio tinha uma identidade própria, por isso abrangia uma classe seleta, me senti sem chão quando um belo dia tentei sintonizá-la em casa e não mais à achei, fiquei perplexa pois não sabia que ela sairia do ar, não acreditei, é como se realmente a vida tivesse perdido um pouco do sentido, ela já fazia parte de minha vida realmente! mas um consolo é que ainda existe pela internet agora como Lite FM, que bom, nem tudo está perdido... abração a todos os ouvintes que assim como eu também tem bom gosto!!!

    ResponderExcluir