sexta-feira, 19 de junho de 2009

A necessidade do diploma


O fim da exigência do diploma de jornalismo foi a maior "rasteira" que a população brasileira pôde receber. Não afeta só os profissionais e estudantes de jornalismo, mas principalmente a sociedade, que se engana ao acreditar na "maquiagem" feita pelo STF de que o fim da obrigatoriedade do diploma levará a liberdade de informação e de expressão.

Excelentíssimos Ministros, que liberdade é essa que sempre privilegia os que estão no poder?

Todos estão cansados de saber que Brasília faz "vista grossa" para os "grandes".

Vocês sabiam que diversas concessões de emissoras de rádio e televisão estão vencidas há anos e ninguém faz nada? Vocês sabiam que cerca de oito - e nós dissemos O I T O ! - familias controlam a comunicação no Brasil? E que o Congresso não se impõe para criar uma política que regulamente os meios de comunicação no Brasil?

E depois o Supremo vem com esta histórinha de liberdade para o exercício do jornalismo...Exigir a qualificação acadêmica para exercer o Jornalismo não é sinônimo de cerceamento da expressão, mas de reconhecimento e de respeito profissional.

Cercear a expressão é permitir que a comunicação no Brasil se concentre cada vez mais nas mãos de grupos privilegiados sócio-economicamente, é tratar como ilegais TVs e Rádios comunitárias, é fingir que o dinheiro e as vendas não comandam a maioria das pautas jornalísticas!

Esta liberdade de informação que acata, de pernas abertas, aos interesses de uma minoria: nós não queremos!

PELA OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA DE JORNALISMO! PELA REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL!

ATENÇÃO, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

VAMOS NOS MOBILIZAR GALERA!!! SE NÃO LUTARMOS PELO NOSSO, QUEM VAI LUTAR?

JORNALISTA SEM DIPLOMA É IGUAL PAÍS EM COMA!

PASSEATA SIMULTÂNEA COM SP, DF, TERESINA E CAXIAS DO SUL

DIA : 22.06.

HORÁRIO: 10H

LOCAL: CONCENTRAÇÃO EM FRENTE AO PRÉDIO DA ABI E SEGUIREMOS PELA RIO BRANCO ATÉ O PALÁCIO TIRADENTES

TRAJE: ROUPA PRETA (PREFERENCIALMENTE) .

LEVAR UM DIPLOMA E UM APITO.



Clara Araújo, Erika Vettorazzo e Jaqueline Deister

6 comentários:

  1. Meninas, não sei se vocês viram, mas eles falaram ATÉ na hipótese do fim do diploma, ao longo dos anos, para todos os cursos que não forem "técnico-científicos"...Vocês imaginem a capacidade crítica de uma população que resolve não fazer nada que não seja embasado pelo discurso da técnica, imaginaram? Agora me imaginem, acabando Psicologia, que até hoje ninguém enquadra em lugar algum...Será um retorno das amarras do projeto que até a bruxa da Jandira apoiou, o ATO MÉDICO? É uma ditadura de qualquer forma. Fiquei estarrecida. Adorei o texto e a revolta.

    Ah, Clara, o Gianechini, segundo minha mãe, que viu uma pegadinha dessas de tv com ele, é VIADÃO, "desmunhecou" feito uma cabrita no cio ao ver um carro do estacionamento que ele parou ser quebrado...Acho que as fofocas não estavam erradas, não, ainda bem que já tenho o meu príncipe...rsrsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Reitero cada vírgula do texto de vocês. De fato, fica a pergunta: a quem essa medida privilegia? Nesses dois dias vi muita gente se revoltando contra coisas que não deveriam ser as prioridades na discussão. A questão mesmo é o incremento no poder das organizações midiáticas com o fim do diploma. O Seu Gilmar dizendo deu um golpe fascista na sociedade e ainda apoiado em um discurso democrático! Triste, muito triste!

    ResponderExcluir
  3. Meninas eu recebi um prêmio pelo meu blog. E eu nem sabia que iria ser lido, mas fico feliz. Eu repasso o prêmio para o Aliás. Queria ter recebido um antes porque o blog de vocês já merecia uma condecoração dessas há muito tempo. Bom que pude ser eu a fazer isso. É só ir buscar em contro-verso.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  4. Olha, sugiro a vocês a leitura do texto do Gilberto Dimenstein (publicado na Folha de São Paulo nesse último domingo, 21.06). Ele traz uma reflexão bem interessante sobre o assunto (de forma neutra, com um pensamento aberto e não corporativista). Acho que vale a leitura. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Liberdade de expressão é liberdade de dizer qualquer merda, seja da boca que vier, de um juiz do STF ou de um editorial da Veja?

    ResponderExcluir
  6. Enquanto o mercado de trabalho valoriza cada vez mais a formação contínua do profissional, o STF, na contramão da história, indica que é desnecessário estudo e aprofundamento para o exercício de uma profissão tão fundamental...
    Um jornalista bem formado facilita o acesso da população à informação, e não o contrário...
    Parabéns pelo blog!

    Obs: Jaqueline, sou irmã da Helga, ela me indicou o blog...Abs

    ResponderExcluir