Os “cavalos de ferro” no Rio de Janeiro
Você sabia que no final do século XIX e no início do século XX, os cavalos de ferro eram sinônimo de elegância e riqueza, utilizados pelas mulheres da sociedade aristocrática carioca como forma de mostrarem a sua graça e delicadeza.
Com certeza você deve estar se perguntando: Mas que droga é essa de “cavalo de ferro” ? Vamos esclarecer então. Cavalo de ferro, é como eram conhecidas as ecologicamente corretas bicicletas hoje em dia. Privilégio, naquela época, apenas das melhores famílias fluminenses.
A bicicleta, ou melhor velocípede (velo = veloz ; pieds = pés), foi criada em Paris, no ano de 1861 pelos irmãos Pierre e Ernest Michaux. O nome bicicleta viria anos mais tarde, com a invenção dos modelos acionados com correntes. Antes o pedal era fixado junto a roda dianteira, e um giro de pedal equivalia a um giro de roda ( imagine a “perninha” que os ciclistas tinham naquela época...)
Hoje os cavalos de ferro invadem cada vez mais as grandes cidades, e tornam-se a melhor alternativa contra os trânsitos caóticos das metrópoles. O Rio de Janeiro, por exemplo, conta com a maior malha cicloviária do país, são 140 km de ciclovias dispersas pela cidade.
Sem perder sua graça e elegância, a bicicleta se populariza cada vez mais, e deixa de ser uma forma de lazer, para se tornar um eficiente meio de transporte, defendida principalmente por aqueles que tem uma preocupação com uma melhor qualidade de vida. O que falta agora, são os governantes investirem mais nessa alternativa ( bicicletários, ciclovias interligadas, integração bicicleta/ônibus..), que há muito tempo deixou de estar nas mãos dos que tem poder, mas que infelizmente ainda depende deles para efetivamente funcionar como meio de transporte.
JAQUE
EEE jaquelonga.....estou passando aki pra te deixar um bjaum, dizer q seu texto eh mtos baum e que p vc escrever mtos outros pq EUUUU vu comentar ta!!?!?1auauahauah
ResponderExcluirBjusss =*** Nathalia