domingo, 30 de março de 2008

A título de curiosidade: Você conhece os "cavalos de ferro?"

Os “cavalos de ferro” no Rio de Janeiro

Você sabia que no final do século XIX e no início do século XX, os cavalos de ferro eram sinônimo de elegância e riqueza, utilizados pelas mulheres da sociedade aristocrática carioca como forma de mostrarem a sua graça e delicadeza.
Com certeza você deve estar se perguntando: Mas que droga é essa de “cavalo de ferro” ? Vamos esclarecer então. Cavalo de ferro, é como eram conhecidas as ecologicamente corretas bicicletas hoje em dia. Privilégio, naquela época, apenas das melhores famílias fluminenses.
A bicicleta, ou melhor velocípede (velo = veloz ; pieds = pés), foi criada em Paris, no ano de 1861 pelos irmãos Pierre e Ernest Michaux. O nome bicicleta viria anos mais tarde, com a invenção dos modelos acionados com correntes. Antes o pedal era fixado junto a roda dianteira, e um giro de pedal equivalia a um giro de roda ( imagine a “perninha” que os ciclistas tinham naquela época...)
Hoje os cavalos de ferro invadem cada vez mais as grandes cidades, e tornam-se a melhor alternativa contra os trânsitos caóticos das metrópoles. O Rio de Janeiro, por exemplo, conta com a maior malha cicloviária do país, são 140 km de ciclovias dispersas pela cidade.
Sem perder sua graça e elegância, a bicicleta se populariza cada vez mais, e deixa de ser uma forma de lazer, para se tornar um eficiente meio de transporte, defendida principalmente por aqueles que tem uma preocupação com uma melhor qualidade de vida. O que falta agora, são os governantes investirem mais nessa alternativa ( bicicletários, ciclovias interligadas, integração bicicleta/ônibus..), que há muito tempo deixou de estar nas mãos dos que tem poder, mas que infelizmente ainda depende deles para efetivamente funcionar como meio de transporte.

JAQUE

Um comentário:

  1. EEE jaquelonga.....estou passando aki pra te deixar um bjaum, dizer q seu texto eh mtos baum e que p vc escrever mtos outros pq EUUUU vu comentar ta!!?!?1auauahauah
    Bjusss =*** Nathalia

    ResponderExcluir