sábado, 3 de maio de 2008

Sobre biocombustíves e o jeito ONU de ser.

É impressionante o poder das empresas petrolíferas no mundo. Sorrateiramente, sem que ninguém perceba, ela começam - e com força total - uma campanha para derrubar o uso dos biocombustíveis.
Você acha que eu estou louca? Então comece a juntar os pontos.
"O uso de biocombustíveis é um crime contra a humanidade", disse a Organização das Nações Unidas, há mais ou menos um mês atrás. E, hoje, o jornal "Folha de São Paulo" traz a seguinte notícia: "Relator da ONU pede limite ao biocombustível".
Segundo a matéria, em entrevista ao jornal "Le Monde", o novo relator da ONU para o Direito à Alimentação, Olivier De Schutter, pediu que se limite a produção de biocombustíveis para enfrentar a alta dos alimentos observada em todo o mundo. Ainda de acordo com a matéria, o relator defende que sejam congelados os investimentos no setor de biocmbustíveis.
Nos Estados Unidos e na Europa, sabe-se que cerca de 25% da produção de milho é destinada à fabricação de etanol. No caso do Brasil, a produção de álcool provém da cana-de-açúcar. Entre 309,8 milhões e 321,9 milhões de toneladas de cana colhidas nesta safra serão usadas na produção de biocombustíveis, enquanto de 248,3 a 257,9 milhões de toneladas serão transformadas em açúcar. O restante, de 49,6 milhões a 51,7 milhões de toneladas, será usado na fabricação de cachaça e rapadura e como alimento para gado, sementes e mudas.
Pois bem. As quantidades assustam, mas mais assustador é o movimento para que as pessoas passem a acreditar que, agora, o grande vilão dos famintos do mundo, é o biocombustível.
Só para citar mais dado, as vendas de carros com motor flex atingiram 192.718 unidades em março, ante 152.127 no mesmo mês do ano passado. Isso representa uma elevação de 26,7%. Em comparação com fevereiro deste ano, quando foram vendidos 168.744 carros flex, a alta foi de 14,2%.
Agora, pense comigo. Você acha que se eu que sou mais besta, com uma simples busca no google, consigo saber de todos estes dados, imagina o que os ricos empresários donos e adimistradores de fortunas em ouro negro não sabem? Quais previsões eles não têm em mãos? E de quais estratégias eles não são capazes de se utilizar para não perder seus ricos tostões?
É muito simples e cômodo para eles, lançar uma "campanha" pela erradicação da fome no mundo, encampada pela ONU - que é para não mostrar quem é que manda realmente - e dizer que o malvado a ser abatido, ou congelado, é aquele que mais perturba as suas vendas.
Além disso, a fome é um tema que toca a todos (ou alguém aqui não se lembra de qual foi o grande trunfo de Lula em sua primeira eleição?). As imagens de crianças esquálidas na África, suplicando por um grão de quaquer coisa, correm o mundo faz décadas. Só que todo mundo sabe, e, se não sabe, deveria saber, que a própria ONU não faz nada, ou faz muito pouco, para resolver o problema.
Mais uma vez, eu venho até aqui para perguntar: será que algum dia eu verei a ONU agir para além de interesses empresariais e midiáticos?
E mais uma vez eu recomendo, assista "Hotel Ruanda".


Clara

Um comentário:

  1. poxa Clara.. q bacana vc ter um blog com uma amiga.. de noticias e pontos de vista bem interessantes!!! Muito legal...bom.. vamos nos visitando então.. bjocas estraladas e estreladas

    ResponderExcluir