sábado, 3 de maio de 2008

ESTOU APRISIONADA!

Interessante como vivemos aprisionados e vigiados 24 horas por dia e nem sequer percebemos. Nos tornamos reféns da insegurança a tal ponto que ficou mais aconchegante viver na clausura, dó eu tenho dos claustrofóbicos nesse século XXI.
Somos censores de nós mesmos, a precaução tem sido uma faca de dois gumes, de um lado ela se torna aliada, pois nos deixa mais atentos e cuidadosos, afinal você não vai andar de ônibus despreocupadamente às 22 horas no Rio de Janeiro e tão pouco dar uma volta no calçadão com uma cybershot à vista... E por outro lado nos deixa isolados, privados de desfrutar não a liberdade, porque como já dizia Sr. Shopenhauer “O homem, objeto entre objetos, coisa entre coisas, não possui liberdade de ação porque não é livre para deliberar sobre a sua vontade”, mas digamos desfrutar o sabor de simplesmente andar sem ter medo de ser assaltado, ou parar o carro na rua e saber que quando você voltar ele estará lá.
Toda essa reflexão veio à tona devido a uma visita a exposição *Arquitetura do medo do fotógrafo baiano-carioca André Gardenberg. Por um instante pude perceber como vivo a maior parte do meu dia atrás das grades e a frente de câmeras, sou coadjuvante de vários filmes e nem sequer sou capaz de notar, de tão banal que se tornou. O seguro é ser preso. É o grande Big Brother de George Orwell no livro 1984 se tornando cada vez mais presente, só que para Orwell o grande vilão era o Estado totalitário que controlava estritamente todas as liberdades, inclusive a subjetividade (onde realmente podemos ser livres). Só que a grande diferença é que no universo de Orwell a onipresença do Estado tornava o individuo prisioneiro, e no nosso caso é a ausência do Estado que faz com que criemos nossas próprias masmorras e fiquemos muito gratos por estarmos aprisionados dentro delas, ou não?!


JAQUE



*A exposição Arquitetura do medo está em cartaz no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro. Rua Visconde do Itaboraí, 20, centro. De terça a domingo, 12 às 20h. Grátis. Até 1ª de junho. Aproveite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário