terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Dias melhores virão." Será?


"Sua trajetória sempre aliou às questões práticas da sua própria vida às questões humanitárias, voltadas para a melhoria da qualidade dos serviços urbanos, como o transporte coletivo, segurança pública e educação. Os seus questionamentos sobre o capitalismo excludente cedeu lugar ao interesse em aprender mais sobre luta de classes e políticas públicas e a se engajar no debate político".

Desta maneira se apresenta em seu site o candidato a deputado estadual (RJ), pelo PCdoB, Jorge Luiz Dias da Silva. Nada mal a primeira vista, concorda? Um candidato que se compromete com segurança e educação e ainda ataca a desigualdade social provocada pelo capitalismo, quase que dá para votar. 

Pois é eleitor, cuidado para não ser seduzido pelas palavras. O Jorginho Dias, assim que ele se apresenta,  teve a prisão decretada ontem por envolvimento numa quadrilha que fraudava cartões bancários e atuava como informante dos bandidos do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. De acordo com a corregedoria da Polícia Civil a estimativa é que a quadrilha faturava R$ 700 mil por mês. Isso mesmo, R$ 700 mil.  Segundo a corregedoria, os criminosos instalavam microcâmeras  nos caixas para conseguir as senhas.

Mas não pense que a ficha do Jorginho para por ai. De acordo com o jornal O GLOBO, na certidão emitida pelo 1º Ofício do Registro  de Distribuição a pedido do PCdoB e entregue ao TRE(Tribunal Regional Eleitoral), o policial tem três passagens pela polícia (policial, com passagem pela polícia....sacou?); foi autuado por uso ou posse de droga em 1998, mas o processo foi extinto;  ele também responde por uso de documentos falsos e por roubo. Estão vendo como as máscaras enganam, mas um dia a verdade aparece. A questão é a Justiça saber o que FAZER com a VERDADE.

Contei essa histórinha, que talvez muitos de vocês já tenham visto, para mostrar a minha indignação com a LEI ELEITORAL deste país. Vocês acreditam que depois de todas essas denúncias e processos já existentes, o Jorginho Dias se livrou da cadeia? Pasmem agora, sabe por que ele não foi preso? Pelo simples fato de ser candidato a deputado estadual e estarmos a menos de quinze dias das eleições. A sua candidatura  no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está APTA, com a ressalva de indeferida com recurso*. Sim, ele se safou da prisão por ser candidato.

Enquanto isso, o STF (Supremo Tribunal Federal) está numa dúvida "Shakespeareana" quanto ao Ficha Limpa para as Eleições de 2010: "Aprovar, ou não aprovar? Eis a questão". Os Ministros: Gilmar Mendes, Celso de Melo, Cezar Peluzo, Marco Aurélio e Dias Toffoli alegaram inconstitucionalidade para a mudança nas regras eleitorais a menos de um ano da votação. E por acaso é constitucional a candidatura e possível eleição de bandidos, Ministros?

*Indeferido com recurso – Candidato julgado não regular, por não terem sido atendidas todas as condições necessárias para obtenção do registro da candidatura. Interposto recurso, este se encontra ainda pendente de julgamento pela Instância Superior.
Aos leitores do Aliás vai uma dica importantíssima para o dia 3 de outubro: antes de votar entre no site do TSE  e consulte a situação judicial do seu candidato. Aproveite para averiguar a prestação de contas. Defendamo-nos com as armas que temos, enquanto os "Doutores" interpretam  lei! 

Abraços!
Jaque Deister 

2 comentários:

  1. Dá-lhe, Jaque!
    E o a turma do Sr. Gilmar Mendes continua metendo os pés pelas mãos...

    ResponderExcluir
  2. A justiça brasileira é a maior culpada por todas as desgraças que ocorrem continuamente no país.
    Márcia

    ResponderExcluir