quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Quem tem medo da gripe suína?

Desde abril não se fala de outra coisa. A gripe suína é o hit do momento e já dura mais do que uma estação. E o desespero se instalou na nação brasileira. Tem gente dizendo que há filhos de médicos sendo isolados em sítios, que ir a shoppings pode ser letal e que nunca se viu doença tão perigosa como essa. Tem gente até distribuindo máscaras para a torcida em um jogo de futebol!!!

Bem, façamos como Jack e vamos por partes.

Conversei com dois especialistas da Universidade Federal Fluminense sobre o assunto: com o mestre em Ciências Médicas, Luiz Sérgio Keim, professor adjunto do Departamento Medicina Clínica da Faculdade de Medicina; e com a professora Rita de Cássia Coubel, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico. Ambos esclareceram muitas dúvidas sobre a gripe do porco, e o resumo da ópera é o seguinte: não há motivo para pânico.

O professor Keim afirma que a humanidade convive com a influenza praticamente desde que o mundo é mundo. Ele explica que há mais de 200 tipos de vírus da gripe espalhados por aí. E que todos os anos existem pequenas epidemias da doença no mundo todo, principalmente no inverno. "A gripe não é uma novidade. Só que nunca demos importância a ela", lembrou o professor.

Esse fato fica claro ao analizarmos dados do Ministério da Saúde. Segundo o Ministério, em 2002, 70 mil pessoas foram internadas com gripe. Ano passado, foram 25 mil. O professor Luiz Keim afirmou também que em 2002 morreram cerca de 104 mil pessoas morreram por complicações da gripe. Em 2009, mesmo com a gripe suína, este número não passa de 4000.

A diferença da gripe suína para outros tipos de gripe está nas vítimas fatais da doença. Enquanto a gripe comum costuma matar, em sua maioria, idosos, a suína tem matado também crianças e mulheres grávidas. "E este é o grande mistério da nova doença", disse a professora Rita de Cássia.

A professora afirmou também que, assim como não há motivo para pânico, também não podemos fingir que nada está acontecendo. "É preciso ter cautela e aprender a se precaver", lembrou.

Então, quais são os cuidados que devemos tomar?

  • Evite ficar em locais fechados, sem ventilação. Sempre que possível prefira janelas e portas abertas ao ar condicionado;
  • Lave bem as mãos com água e sabão. "O famoso alcool em gel não é eficiente para desinfectar", afirma o professor Luiz Keim;
  • Beba bastante líquido;
  • Mantenha uma alimentação saudável.
O uso de máscaras cirúrgicas só deve ser feito por pessoas que têm a doença e por aqueles que forem tratar diretamente com essas pessoas. Se você não está doente e ficar usando máscara, aí sim poderá pegar alguma coisa.

Como vocês puderam perceber, os cuidados para se evitar a gripe suína são os mesmos que devemos ter para evitar qualquer doença respiratória transmissível. Então, se você tem medo da gripe suína, não precisa se assustar. E lembre-se que moda é assim mesmo. Daqui a pouco surge outra coisa mais interessante e a gripe do porco vai estar totalmente "out".

Abraços,


Clara Araújo

3 comentários:

  1. Excelente objetividade na informação, sem aquele alarmismo em vão que tem acometido quase, senão toda, a imprensa.Parabéns, Clara.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Clara!
    Parabéns pela chacoalhada... pelo amor de Deus, tem gente morrendo de doenças que já foram "erradicadas"!

    De novo a profundidade do bolso da vítima faz toda a diferença na reação contra o mal da vez.
    Se fosse a gripe-do-pão-com-ovo nenhum jornal tava matando o Edmar Moreira de inveja com essa penca de suítes...

    Fora o preconceito que os coitados dos gripados normais (aqueles que tem um dos 200 tipos diferentes do vírus que não vieram do porco) tão sofrendo.

    Outro dia fiquei até com medo de tossir na van! Com a cara feia que fizeram pra mim só com uma mera fungadinha catarrenta... imaginei que fossem me jogar pela janela se eu tossisse.

    É isso aí gente... tosse agora é peido.

    ResponderExcluir
  3. otitmo com a gripe eos deputados nada com isso que planetas eles estão?????

    ResponderExcluir