sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dança da solidão


Todos os dias acordo às 8 da manhã para ir ao estágio. Normalmente estou sozinha em casa e, por isso, costumo tomar café em frente a televisão.

Sim, caros leitores, eu vejo Ana Maria Braga.

E vendo Ana Maria Braga, assisiti a uma matéria sobre amigos de aluguel. Deus, que coisa triste. Mais triste do que assitir ao Mais Você!

O esquema é o seguinte. Pessoas ligam para a tal empresa e contratam um outro ser- em geral, atores - para trabalhar como seu amigo por algumas horas. A companhia pode ser para um chá, um show ou uma visita ao shopping. O preço da hora varia de R$ 50 a R$ 100, dependendo do tipo do programa.

Mais assustador é saber quem procura o serviço. De acordo com os dois atores que deram entrevista ao Mais Você, em geral, são filhos que, sem tempo - ou paciência - para fazer companhia às suas mães, ligam para a empresa contratando os amigos de aluguel.

E eu ali, sozinha, mas bem, pensei em mim, velhinha, querendo a atenção dos meus filhos, e tendo que me contentar com um estranho para me fazer companhia.

Fiquei pensando: a que ponto chegamos? A que ponto da individualidade e da paranóia do trabalho nos deixamos atingir?

Se continuarmos nessa linha de raciocínio e de ações, dançaremos eu e você a dança triste de termos que pagar por um amigo, por um carinho, por uma conversa, por um filho, por um amor.


Clara Araújo

2 comentários:

  1. As pessoas já pagam por carinho (a profissão mais velha do mundo), filhos, conversas... por que não amigos?

    Desde o início desse movimento pró-simulação da vida perfeita tais serviços vem seguindo uma ordem de evolução. Aliás, fico até surpresa pelo serviço de amigos ter surgido depois do de carinho... Na ordem Natural de fato, primeiro "amigamos" para depois partir pro contato mais profundo... Rs*

    Mas não fica preocupada não, Clara.
    Quando você estiver velhinha e seus filhos estiverem ocupados demais pra te ver eu te faço companhia. :)

    ResponderExcluir
  2. Clarinha, não se preocupe, até o momento a minha amizade é 0800. Mas nunca se sabe a situação financeira de amanhã...então, sendo mal sucedida como jornalista, já sei o que farei...
    Beijos jaque

    ResponderExcluir