domingo, 29 de março de 2009

"A batalha dos Tabajaras" pelo O GLOBO

As páginas da editoria Rio do jornal O GLOBO desta semana foram recheadas com os tiroteios e perseguições na Zona Sul, provocados pela invasão da PM a Ladeira dos Tabajaras. De acordo com a polícia, os traficantes da Rocinha invadiram a Ladeira dos Tabajaras no último sábado para tomar os pontos de venda de drogas.

Quero chamar a atenção não para o fato em si, mas para a forma como o jornal reportou o incidente. O GLOBO de terça feira( 24 de março) publicou uma foto que deve ter passado despercebida para boa parte de seus leitores, no entanto, a legenda e a foto em si reinteram uma atitude de violência da polícia que há muito tempo é criticada por acadêmicos e pela própria comunidade carente.

A foto ao lado é do fotojornalista André Teixeira e a legenda consta: "PMS DOMINAM um traficante que teria saido da mata e tentado escapar pelas ruas da Fonte Saudade." (as palavras em caixa alta, estão exatamente assim no jornal).

O que eu questiono e espero fazer com que, você leitor do Aliás, também questione, são os valores reproduzidos pelo jornal. Na foto, os três policiais estão pisando na cabeça e no tronco do suposto criminoso, além de estar com o fuzil apontado para a sua nuca. A legenda aponta o "dominado" como sendo de fato um "TRAFICANTE". Quem garante? A polícia? Essa mesma polícia que há sete anos atrás legitimou o covarde assassinato do estudante Hanry Silva Gomes de Siqueira, 16 anos, ao justificar que o jovem era um traficante e teria reagido a uma incursão policial no Complexo do Lins? Quantas mães ainda terão que sofrer e terão a mesma garra que Marcia Jacinto? Que estudou Direito, investigou por conta própria e provou que o seu filho foi assassinado injustamente por PMs.

A polícia tem uma função social que sem dúvida deve ser valorizada: Reprimir a criminalidade e manter a lei. O problema é a maneira como ela tem agido e o pior: o perigo que é a imprensa "comprar" o discurso da polícia e em consequência o jornal vender este discurso e você acreditar.

Quais seriam as fontes que legitimam que o homem ao lado seja um traficante?

Quantas "Marcias" terão seus filhos acusados indevidamente como criminosos pela polícia, pela mídia, lutarão e mais tarde serão recompensadas com o PRÊMIO FAZ A DIFERENÇA do jornal O GLOBO? Eu espero que NENHUMA.

REPENSE E QUESTIONE, POIS DESSA MANEIRA VOCÊ TAMBÉM FAZ CIDADANIA.



JAQUE DEISTER

3 comentários:

  1. Excelente visão do assunto! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Jaque, você é nota 10...quando fala sério, quando fala besteira, no dia a dia em geral! que orgulho dessa menina =D

    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Quê orgulho de dona Jaqueline!!! Vc vai longe, tenho certeza! E ainda mostrará muita coisa com seu grande senso de justiça! Parabéns!
    Júlia

    ResponderExcluir