terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Por água abaixo, ralo a dentro

O Rio de Janeiro é uma das cidades candidatas a ser sede das Olimpíadas de 2016. O sonho carioca, e brasileiro, de sediar os jogos começou a ser concretizado com a construção da infra-estrutura para o Pan-Americano de 2007.

Para abrigar os jogos do ano passado, Governo Federal, em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, investiu mais de R$ 3 bilhões, também de olho nas Olimpíadas de 2016.

Segundo matéria publicada na Folha online hoje, o Governo Federal admitiu que o Parque Aquático Maria Lenk, que custou aos cofres públicos, R$ 85 milhões, não poderá ser usado caso o Rio seja escolhido como sede das Olimpíadas de 2016. Isso por que, para sediar as finais dos esportes aquáticos, o Comitê Olímpico Internacional exige que o local de competição tenha capacidade para 15 mil torcedores. O Maria Lenk, contudo, só abriga 6.500 pessoas.

Ainda de acordo com a Folha, Ricardo Leyser, secretário do Comitê Gestor das Ações Federais do Projeto Rio-2016, disse que há seis meses se sabe que o Maria Lenk não poderá ser usado nas Olimpíadas. Leyser admitiu também que ainda não há um destino definido para o parque aquático.

Agora, eu pergunto. Esse nada mais é do que um caso de: descaso? Abuso? Falta de respeito?

A resposta eu deixo pra vocês.


Clara

3 comentários:

  1. Isso é, na verdade uma mistura de incompetência, falta de capacidade de planejamento e falta devisão a longo prazo.....

    ResponderExcluir
  2. Não sei se posso afirmar "na verdade", mas que me parece uma manobra pra que seja construído um novo parque aquático com mais centenas de milhões, parece. O PAN do Rio conseguiu superar os gastos de todos os outros PANs anteriores.
    Sem contar, que mal começamos a discutir Olimpíadas e já se comenta sobre a privatização do aeroporto do Galeão - mina de ouro do poder público.

    2016 ainda vai dar muito o que falar rs

    ResponderExcluir
  3. Isso me faz lembrar uma certa frase usada pelo então Senhor Prefeito Carioca quando a cidade do Rio de Janeiro foi eleita para sediar o Pan ("que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental" - em clara alfinetada a cidade de São Paulo). Assim, sou forçada a contradizê-lo: beleza, nesse caso, não é fundamental!

    ResponderExcluir