segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O Poder do Diminutivo

Vou lhes contar um caso verídico.
Certa vez um jornalista escreveu para um conhecido contando sobre as férias que passava. Nesta carta, ou e-mail (acho que foi e-mail pois o caso é recente), o tal jornalista dizia que estava feliz pois finalmente realizava um sonho: o repórter havia, enfim, conseguido se aventurar a escrever alguns versos em um jornalzinho local.
Para a surpresa do jornalista, a resposta de seu conhecido foi curta e grossa. O amigo escreveu que referir-se ao jornal em que trabalhava como "jornalzinho" pegava mal... Afinal de contas, jornalzinho é diminuitvo e diminuitvo, haha, pasmem, diminui. E - continuava o amigo - se o jornal é pequeno, significa que aqueles que trabalham lá compartilham desta mesma pequenês e blablablá blablablá.
O jornalista então, surpreso com a reação do amigo, disse que sua intenção não era esta. Disse também que em nenhum momento pensou em diminuir o veículo que o acolhera ou as pessoas que lá trabalhavam. Ele apenas havia sido carinhoso com o jornal que possibilitava a realização de um sonho antigo. Só isso.
Suas explicações, porém, de nada adiantaram. O tal amigo continuava parado feito um dois de paus em suas convicções: "diminutivo é para os fracos!", concluía o amigo.
No fim, o jornalista, com medo de que a história, de alguma maneira, chegasse aos ouvidos de seus companheiros de trabalho (vai que eles entendessem tão errado quanto seu amigo...) nunca mais se referiu ao tal jornal no diminutivo. Era jornal e ponto final.
Perdido o carinho, afinal de contas, este também é "inho", restou apenas ao jornalista o frio, seco e objetivo grau normal dos substantivos.



Clara

Um comentário:

  1. Não sei,não... Outro dia um recadINHO no meu orkut dizia o mesmo da história.

    ResponderExcluir