segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Geração Malboro?

Você sonha em ter filhos? Gostaria de ver sua prole bela e feliz brincando saltitante em parquinhos e desfrutando de plena saúde?
Agora, outra pergunta: você fuma?
Essas perguntas parecem não ter ligação nenhuma, porém fumo e filhos saudáveis estão bem ligados sim. Um estudo norte-ameriacano divulgado recentemente mostrou que danos causados ao esperma podem ser passados para gerações futuras.
Segundo o estudo o esperma pode ser "danificado" se seu "dono" tiver contato com substâncias tóxicas. Nos ratos usados na experiência, as subtâncias tóxicas em questão foram agrotóxicos. Nos homens, dizem os pesquisadores, as toxinas estariam presentes no álcool e, principalmente, no cigarro.
Os efeitos nocivos das toxinas presentes no cigarro, dizem os pesquisadores, danificam os esperma ocasionando a possibilidade de que os filhos gerados por este mesmo esperma venham a ter problemas nos rins, de fertilidade, entre outros.
Além disso, ainda de acordo com o estudo, os danos não são somente passados aos filhos do pai fumante como para os netos, bisnetos e tataranetos do dito cujo.
Portanto, se você respondeu sim às duas perguntas que abrem este texto, é melhor repensar a vida que você leva. E, se optar por continuar fumando, pense duas, três vezes antes de ter filhos.


Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário