quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Culpa é do Fidel!


Uma delícia! Esta é a melhor palavra para definir o filme A Culpa é do Fidel! (La faute à Fidel, 2006). Com uma narrativa leve e sob a perspectiva de uma criança um tanto quanto tinhosa, somos levados a conhecer o outro lado da revolucionária década de 70 na França.

Anna de la Mesa é uma menina de 9 anos cuja família tem uma ótima condição financeira. Ela mora numa casa grande, estuda em uma rígida escola católica e tem tudo do bom e do melhor, até que a morte de um convicto tio comunista na Espanha interferiu na pacata vida familiar.

Despertado pela morte do irmão, o pai de Anna resolve mudar radicalmente a sua  vida. Logo após a eleição de Salvador Allende ele vai para o Chile acompanhado da sua mulher. Lá, o casal fica encantado com a liberdade de pensamento e a democracia instaurada pelo governo chileno.

Os pais da menina voltam para a França muito diferentes, digamos: um tanto hippies e engajados politicamente. Anna não entende o que acontece com os seus pais. O porquê de voltarem da viagem do Chile tão esfarrapados. A partir daí o mundo da pequena vira de cabeça para baixo. A família se muda para um apartamento pequenininho que vive cheio de gente "estranha" e "barbuda", como diz a menina. Os pais se tornam comunistas e fazem de tudo para tirar a menina da escola católica. 

A Culpa é do Fidel aborda um tema batido, porém de maneira muito original. A principal questão abordada pelo filme é como a criança assimila este mundo revolucionário. Assim como O menino de pijama listrado ( The boy in Stripped Pyjamas, 2008), o filme traz um protagonista tão ingênuo, sincero e simples que é incapaz de  entender o motivo dos adultos complicarem tanto o mundo. Esse tipo de história reforça que jamais  devemos deixar morrer a criança presente em nós. Pena que muitas pessoas não entendem o significado desta essência.

Duração: 99 min.
Gênero: Drama

Jaque Deister

Um comentário:

  1. Jaque, você é genial! Sempre fui louco para ver esse filme e sempre ouvi ótimos comentários. Vou baixar agora (pode falar de pirataria?).

    Obrigado por me lembrar. Vou até ser chato e voltar aqui e comentar o que achei do filme depois. Rsrsrs!

    Beijos.

    ResponderExcluir