sábado, 24 de janeiro de 2009

Quero ser José Simão.


Que me perdoem pela péssima paráfrase do título do ótimo filme escrito por Charlie Kaufman e dirigido por Spike Jonze, "Quero ser John Malkovich". Mas, há anos, leio a coluna de José Simão, e, há anos, quer sê-lo.
O cara tem um humor e uma inteligência fantásticos. Fora que, bom jornalista que é, está sempre super antenado.
Vou reproduzir aqui um pedacinho da coluna dele de hoje, dia 24 de fevereiro.
"
E a versão brasileira do slogan do Obama, "Yes we can!" -"YES, WEEKEND!". E a Globo devia lançar o Viagra indiano: encantador de serpente, levanta até corda! E adoro a Gloria Perez (ia escrever Carla Perez, imagine) porque ela carnavalizou o Marrocos. E vai carnavalizar a Índia.
Parece o sambódromo. A Índia é carro alegórico! Lavaram a Índia com xampu. Se bobear, brasileiro faz churrasco com vaca sagrada! E amanhã é aniversário de São Paulo. Paulista é tão workaholic que feriado cai no domingo! É que São Paulo não pode parar. São Paulo não pode parar porque não tem estacionamento!"
E segue por aí. Todos os dias. Quer dizer, na Folha, ele não escreve às segundas. Mas, poxa, é muito assunto e muita sacanagem na cabeça pra escrever piada todo dia, não?
Fora toda a crítica envolvida nas piadas dele...
Enfim, quero ser José Simão. Um dia eu chego lá!

Clara

10 comentários:

  1. Romantizar tudo é a palavra de ordem. O glorioso e batalhador amor vencerá até mesmo os moldes seculares de uma sociedade. Mostraremos a esse povo desalmado e porco (onde já se viu vaca na rua?) que yes, we can!

    Sem contar as suites da Globo, né?! Na sexta antes da estréia o Globo Repórter falou de quê? Ora, do caminho das Índias.

    Será que eles subestimam a nossa inteligência? O melhor é deixar por isso mesmo e fazer piadinhas sutis e econômicas, mas que doem na alma, como os textos do Zé ou do Aliás!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, Thales... Não creio q vc comparou as "minhas" piadas no Aliás com as do Zé Simão... Estou toda boba agora!!! hahahahahha
    Mas é... Romantizar é a palavra de ordem... Fora q para a Carla, ops, Glória Perez, Índia e Marrocos são praticamente o mesmo lugar. As histórias são as mesmas. Os personagens tb. E sempre "somente por amor....". Aff!!
    E a gente vai levando.
    Com piada ou sem piada.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara!

    Primeiro, bem vinda ao Twitter, é um festival de pessoas monologando sobre qualquer coisa ou fazendo perguntas retóricas. Mas é interessante. Com o tempo vc percebe.

    Agora, sobre a Glória Perez e o Caminho das Índias, é impressionante como ela abusa das "licenças poéticas". Ir e voltar da Índia num estalar de dedos, as pessoas de lá falando um português impecável. Sem contar que ela repete várias coisas. Lembro que, ao ver o primeiro encontro do casal de protagonistas, Juliana Paes e sua "beleza marinha" (roubei essa do Thales) e o Márcio Garcia, lembrei quando o mesmo aconteceu em "O Clone". Igual. Só faltou tocar "somente por amor...".

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiza!
    Bem vinda ao Aliás.
    Entrei para o Twitter para ver qual é a do site.
    Sinceramente, não estou vendo muita graça.
    Mas ele tá servindo pra eu pensar sobre a nossa necessidade de comunicação atual. Tudo muito frenético e imediato.
    Logo logo escreverei algo sobre isso por aqui.
    Bjo!

    Clara

    ResponderExcluir
  5. Ah, também gostaria de ser José Simão qdo eu crescer!!! E poder dizer o quanto "tucanam" as coisas. Bem, só sei que, assim como o poderoso colunista, também sou adepta de que, daqui a um mês, começará o intervalo entre o carnaval e o reveillon!!! Bem, enqto ele não chega, vamos nós aproveitar esse época tão fantástica (até para as piadas)!

    ResponderExcluir
  6. Oi Clara!

    Comentando aqui só pra você comentar no meu! haha e eu te perdoo por ter aproveitado o meu spam! rs

    Bom, há anos eu também acompanho o José Simão e acho a criatividade, a crítica e a maneira como ele descreve as coisas maravilhosas. Sou fã e toda vez que eu assisto a Band News espero que escute as piadinhas dele. Gosto muito. Espero que tudo esteja bem! Fica com Deus!

    Beijos!

    Ps: como eu faço pra incluir seu blog nos meus favoritos lá?

    ResponderExcluir
  7. Carla Perez foi a melhor, de longe...
    Hahahahahahahahahahahhaha

    Brasileiro fazendo churrasco de vaca sagrada na Índia, dá uma boa música a lá Zeca Pagodinho!

    ResponderExcluir
  8. Ele realmente tem um humor bem sutil e ao memso tempo sarcástico. Ouço sempre sua coluna no programa do Boechat, na Bandnews FM.
    Acho que para o rádio, o José Simão representa uma nova forma de fazer humor. A programação de rádios com conteúdo "news" precisa ter um pouco de refresco, saindo um pouco desse queixo-duro reinante.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Tenho 89 anos e não deixo de ouvir teu programa todos os dias.
    É um programa muito construtivo.
    Beijos e gostaria de um alô pelo rádio.
    Beijos e muita saúde.
    Guilhermina do Grajaú

    ResponderExcluir
  10. qual a diferença de uma motecicleta e um vaso sanitario????
    A diferença é que a motocicleta voce senta pra correr e ,no vaso sanitario,voce corre pra sentar

    ResponderExcluir