domingo, 4 de janeiro de 2009

Filmão da semana: O Escafandro e a Borboleta



Galera, não deixem de assistir!!!!

Enclausurado. Nenhum filme até então havia me deixado com a sensação de trancamento, angústia e inferno particular como O Escafandro e a Borboleta (2007). Uma película que redefine o parâmetro do limite comunicacional entre os homens. Mostra a força de vontade e paciência do jornalista francês Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), 43, que após sofrer um AVC encontra-se totalmente consciente, porém sofre de uma rara doença conhecida como Síndrome Locked-in, que o impossibilita de movimentar qualquer parte do seu corpo, a não ser o olho esquerdo.

O diretor do longa, Jean Schanabel, constrói uma narrativa fenomenal na qual o espectador é levado a ver e sentir o mundo como Bauby. Somos limitados a mesma situação do jornalista. No inicio do filme a cena que retrata com mais fidelidade a condição do espectador à posição sujeito Jean- Dominique é o momento em que o olho direito é costurado para evitar uma infecção. A câmera dá a sensação de estar no globo ocular de Bauby, o que nos permite sentir o desespero dele ao ter mais uma janela de comunicação com o mundo fechada.

O longa é uma história real baseada na adaptação do livro de mesmo nome publicado em 1997 na França ( já disponível no Brasil) e escrito através de piscadas por Bauby depois de sofrer o AVC. A readaptação ao mundo e a forma de extravasar suas vontades estava no piscar dos olhos para escolher as letras do alfabeto que materializariam seus pensamentos, única maneira encontrada para que o jornalista se comunicasse. E assim, letra à letra Bauby lacerou o silêncio ao qual estava subordinado

O Escafandro e a Borboleta é um exercício de superação e reflexão sobre o quanto o nosso corpo pode se tornar o nosso próprio inferno. Refugiando-se no passado ao repensar a sua história o editor de uma das revistas mais conceituadas no mundo da moda foi capaz de descrever com sensibilidade e sem excessos de lamentações os efeitos psicológicos de estar trancado no próprio corpo.

**Curiosidades

-Inicialmente seria Johnny Depp o intérprete de Jean-Dominique Bauby, mas ele teve que deixar o projeto devido à agenda de filmagens de Piratas do Caribe- No fim do Mundo (2007).

-Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.

Assista ao Trailler

Aproveitem nessas férias e assistam!!!!
Comentem depois!

Beijitos
Jaque

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, idéias colocadas de forma clara e objetiva levando o leitor a querer ver o filme com imenso entusiasmo.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Olha, uma boa dica para esse começo de janeiro cheio de chuva. Vou anotar por aqui!

    ResponderExcluir