sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

bagagem cinematográfica para as férias


Persona(1966)


Direção: Ingmar Bergman

Origem: Suécia

Gênero: Drama


Bergman lança uma postura investigativa ao extremo sobre a alma feminina. Mergulha nos medos e pecados que constituem o inferno da consciência humana, através do surrealismo e da ambiguidade.

Um filme denso e cerebral. Excelente para quem quer exercitar a reflexão de indagações como: até que ponto uma pessoa pode interferir na maneira de pensar da outra?

A obra tem como base conceitos psicológicos de Jung. E a clara influência existencialista de Kierkegaar, traduzidas pela angustia, desespero e o drama do índividuo.

Vale a pena se ater a importância da demora de um quadro para outro, ou seja a desaceleração das imagens, que se contrapõe de maneira gritante com o padrão norte-americano de cinema. E questionar o porquê deste tempo tão lento.


***Curiosidades


**A versão americana, lançada pela United Artists, cortou um breve close em um pênis ereto, presente na colagem de imagens antes dos créditos.


**o filme foi concebido durante um período de profunda crise de seu autor, quando este se encontrava hospitalizado devido a uma pneumonia.


Tenha uma boa reflexão!


Jaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário