sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cinema nacional: 180°

Foto: divulgação
Suspense, amor e desilusão profissional. Estes são os temas abordados no filme 180° que estreia hoje nos cinemas do circuito Rio e São Paulo e merece uma atenção especial do espectador.

O longa metragem dirigido por Eduardo Vaisman e escrito pela jornalista Claudia Mattos foi contemplado no edital da Petrobras de baixo orçamento. Foram mais de 220 roteiros de ficção que concorreram ao patrocínio da estatal, mas apenas dez foram chamados para o petting em Brasília. Diante de uma comissão avaliadora,  Vaisman teve dez minutos para defender o projeto. A consistência e originalidade do roteiro  conquistou o edital de R$1 milhão. 

O segundo passo foi montar a equipe e formar o elenco. A tarefa de buscar os atores não foi muito fácil, Vaisman destaca que pelo cachê do filme ser baixo teve que conquistar  Eduardo Moscovis, Malu Galli e Felipe Abib pela originalidade da proposta, e deu certo. 

De acordo com Claudia Mattos, a ideia da história sobre o triângulo amoroso de três jornalistas e o sumiço da caderneta que resulta no livro de sucesso 180°  surgiu a partir da perda da apuração de uma matéria que ela estava fazendo para um jornal. 

Mas a jornalista ressalta que a história do suspense em torno da tal caderneta ganhou corpo na edição, durante o processo de montagem do filme, no qual a ideia de construção coletiva da trama ficou mais clara.  
"A nossa intenção foi fazer uma obra  que pudesse ser construída pelo espectador, que tem papel fundamental como coautor neste filme", diz Claudia. 

Para driblar o baixo recurso financeiro, o mercado distribuidor e exibidor brasileiro que privilegia produções norte-americanas e filmes nacionais aos padrões blockbuster, 180° contou com uma divulgação voltada para estudantes de cinema que tiveram a oportunidade de assistir, em primeira mão, ao filme e debater com a roteirista e o diretor a respeito do processo de produção. 

Um pouco desta conversa eu dividi no post de hoje com vocês. Espero que tenham se interessado para neste final de semana ir ao cinema mais próximo se deliciar com o drama de Anna (Malu Galli), Russel (Eduardo Moscovis) e Bernardo (Felipe Abib). 

Premiação:

 * Júri popular do Festival de Gramado de 2010; 

 *15º Brazilian Film Festival de Miami  (melhor roteiro para Claudia Mattos e de melhor direção para Eduardo Vaisman)


Trailer oficial 


Jaque Deister




Nenhum comentário:

Postar um comentário