terça-feira, 14 de junho de 2011

Tirania ou Democracia?

Achei isso o cúmulo e resolvi dividir com os meus leitores.

Petrópolis tem passado por inúmeros problemas administrativos ao longo da gestão do prefeito Paulo Mustrangi e um deles afetou diretamente a Educação. No ano passado os professores do município fizeram greve exigindo aumento salarial e a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários.

A crise na educação de Petrópolis foi tamanha que ao longo de três anos este é o terceiro Secretário que assume a pasta. Depois da carta de demissão assinada pela ex-Secretária Maria Alice Lima, William Campos, então Secretário de Educação de Belford Roxo, foi convidado pelo prefeito a ocupar o cargo.

De acordo com as 'boas línguas' o convite foi estratégico, pois Campos tem fama de linha dura e seria a pessoa perfeita para 'colocar as rédeas' nos professores e servidores revoltados. Dito e feito, foi com tom de ameaça que ele se dirigiu aos docentes na primeira reunião. Frases como: 'é bom que quem tenha cargo de confiança esteja ao meu lado', avisavam o que estava por vir.

Dentre essas e outras peripécias o mandato de Campos vai caminhando, sem uma oposição efetiva, tanto midiática quanto sindical, que tenha a coragem de colocar a boca no trombone. Para mim, o auge desta 'gestão', ocorreu no dia 3 de junho, quando o Sr. Secretário organizou uma festa para comemorar os seis meses a frente da Secretaria de Educação.

A festa é só para quem está feliz! Pessoas indiferentes e oposição NÃO SÃO CONVIDADOS!

O convite foi colocado em todas as escolas municipais da cidade. Segue abaixo uma foto para que vocês mesmos tirem as suas conclusões do que tem sido a política na cidade Imperial!


Jaque Deister

4 comentários:

  1. MPE denuncia prefeito, vice-prefeito e secretário de educação de Belford Roxo e mais seis políticos

    O Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro, por meio da procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, ajuizou ação de investigação judicial eleitoral contra oito políticos e o secretário de educação de Belford Roxo por abuso de poder político. As penas previstas são cassação do registro de candidatura ou diploma e a inelegibilidade pelos próximos oito anos.

    Os denunciados são: Alcides de Moura Rolim Filho, prefeito de Belford Roxo; Alexandre Coelho Tavares, o Alexandre Burro's Chagas, vice-prefeito de Belford Roxo e candidato a deputado estadual não eleito; Willian Alberto Campos Rocha, secretário de educação de Belford Roxo; Eliane Pontes Rolim, candidata a deputada federal não eleita; Alberto Cantalice, Pedro Edson, Antônio Celso Felippe, Carlos Roberto Ferreira, o Ferreirinha e Ricardo Cesar Teixeira Pessanha, todos candidatos a deputado estadual não eleitos.

    O prefeito de Belford Roxo, assim como sua esposa, Eliane Rolim, fizeram várias reuniões com os servidores municipais. O objetivo do encontro com os professores contratados era a manutenção dos contratos, mas Alcides Rolim aproveitou a ocasião para pedir votos para a então candidata a deputada federal e os candidatos à Alerj. Na ocasião, a equipe de fiscalização arrecadou grande quantidade de material de propaganda eleitoral.

    Além dessa, foram feitas mais três reuniões com servidores e terceirizados da prefeitura. A última relatada foi uma festa organizada pelo secretário de educação para que os servidores da área de educação pudessem assistir ao jogo da Copa do Mundo. Junto com o convite foi enviado um cadastro que, além de perguntar a função e o local de trabalho do convidado, indagava se ele já possuía candidato a deputado estadual.

    Os denunciados fizeram também uso da máquina pública para promover a campanha dos candidatos. Os “santinhos” de Eliane Rolim eram distribuídos nas escolas municipais, o que é vedado pela justiça eleitoral.

    Imagens institucionais mostram que a candidata a deputada estadual não se desincompatibilizou das suas funções como secretária municipal de assistência social e direitos humanos. Em uma das fotos a denunciada aparece assinando papéis de cunho oficial. De acordo com o denunciante, o fato ocorreu no dia 2 de setembro, quando a candidata já deveria estar fora de suas atividades na prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. As festinhas 'inocentes' do secretário não são de hoje....

    Valeu Anônimo!!!
    Jaque

    ResponderExcluir
  3. Graças a essas mudanças agora teremos um PCCS pela primeira vez... Por que Tanto preconceito?

    ResponderExcluir
  4. A questão não é PCCS e tão pouco preconceito, sou a favor do que é melhor para os professores.Porém, não concordo com o velho ditado popular de que os fins justificam os meios. Acredito que uma postura digna, coerente e justa seja fundamental para alguém que representa os interesses da população, principalmente uma pasta de tamanha responsabilidade como a da Educação.
    Goste ou não, o Sr. Secretário representa toda a população petropolitana, incluindo oposição e pessoas indiferentes. Este é o princípio básico da democracia: a pluralidade.
    Jaqueline

    ResponderExcluir