sábado, 12 de março de 2011

Guaratinguetá engorda

"O que é que a gente vai fazer hoje?"

Essa é uma pergunta que sempre gera um certo suspense e desânimo nos finais de semana em que retorno à minha cidade natal, Guaratinguetá, SP.

Situada quase que exatamente no meio do eixo Rio-SP, Guará - como é chamada pelos mais íntimos - já foi uma cidade com várias opções de lazer. Por aqui, já houve parques bem cuidados, um carnaval animado, casas de boliche, equipes competitivas nos jogos regionais e um time de futebol na primeira divisão do campeonato paulista - time que se mudou daqui, em parte, pelas promessas da prefeitura de apoio e reforma do estádio não terem sido cumpridas. Hoje, depois de uma série de desgovernos, Guará amarga a triste situação de estar parada no tempo.

Atualmente, a terra de Frei Galvão tenta, timidamente, ser um centro de turismo religioso. Mas falta muito para alcançarmos o patamar a cidade vizinha, Aparecida do Norte, sempre preterida pelos guaratinguetaenses como uma cidade feia, mal cuidada e cafona.

A Igreja de Frei Galvão nada tem de atraente. Vale só pelo nome e pelo fato de ser a igreja do primeiro santo brasileiro.Aliás, Guará também não tem hotéis o suficiente para receber seus turistas cristãos. Acho, inclusive, que é possível contar nos dedos quantos estabelecimentos desse tipo temos aqui.




Pista de corrida do Bosque da Amizade: lama e buracos
Nós já tivemos parques bem cuidados. Um, aliás, do qual eu gosto muito, privilegia o fato de sermos uma cidade com um belo rio que passa no meio. Nesse parque em questão, chamado Bosque da Amizade, há pista para corrida e caminhada, equipamentos para ginástica, um parque para crianças, além de uma bela área verde. E o Bosque fica em um dos bairros mais valorizados da cidade. Mesmo assim, nem ele escapa do descaso. A pista está cheia de buracos e, vira e mexe, o mato também toma conta da área verde.

Mas, quem é de Guará e não enxerga a pasmasseira que se tornou essa cidade vai dizer: "Mas nós temos um shopping". Ahhh, sim, nós temos um shopping. Ponto. Parou por aí.

No mais, Guaratinguetá é uma cidade que engorda. E engorda por que a maioria das opções de lazer aqui são restaurantes e bares. E mesmo assim, não há tanta coisa que valha a pena.

Guará praticamente não oferece atrativos culturais, artísticos ou esportivos a seus cidadãos e visitantes.Vive de um passado "glorioso" e arrogante que foi enterrado junto com os antigos barões do café que deixaram seus sobrenomes por aqui.

E a prova mais cabal de que Guaratinguetá ajuda a atingirmos o sobrepeso está na figura do prefeito reeleito nas últimas eleições, filho de um ex-prefeito que também não fez muito pela cidade. É ou não é, Sr. Junior Filippo?



Clara Araújo

4 comentários:

  1. Oi! Guara tem a escola de capoeira do Mestre Ponciano e da Mestra Morena. Muuuuuuito bom! Qdo quiser te passo o contato! Vale a pena e nao engorda! Abraco!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa!
    Qdo morava e estudava em Guará fiz aula com o Ponciano.
    A ideia do post é mostrar apenas o qto os desgovernos q a cidade vive estão deixando ela parada no tempo. Quem visita de final de semana, não tem mta coisa pra fazer além de sair pra comer.
    Guará está abandonada. O asfalto é uma tristeza, a saúde não funciona e as áreas públicas de lazer estão jogadas às traças.
    De qquer modo, valeu pela dica!
    Bjo!

    Clara

    ResponderExcluir
  3. Mas que Guará triste essa em Clarinha...
    Jaq

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o post !

    ResponderExcluir