quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Chicago 2016

No título desse post o que menos importa é a cidade. Ali eu poderia ter escrito Madrid ou Tóquio que daria na mesma. Nesse post e nesse título, o que importa é não fazer campanha para que o Rio seja a sede dos jogos olípicos de 2016. Apesar dos motivos serem um tanto quanto óbvios, eu explico o porquê disso.

Você se lembra do Pan-americano de 2007? Se lembra que ele foi no Rio? E você se lembra da estrutura criada para os jogos? Se lembra também da verba "extra" que teve que ser usada para que as obras fossem terminadas?

Pois bem. Em 2007, já de olho em 2016, os governos Federal, Estadual e Municipal transformaram o Rio de Janeiro na capital do esporte das américas. E, para isso, não pouparam dinheiro.

Até aí, tudo bem. Fazer obras de infra-estrutura e criar complexos para competições esportivas da alto nível sai caro mesmo. Mas a aberração desta história está contida em dois aspectos. O primeiro, como já disse, foi a verba gasta para colocar tudo isso de pé: R$ 3,7 bilhões - 800% a mais do que o previstos pelo COB - compostos quase que na totalidade por dinheiro público (metade pelo governo federal). A segunda foi o destino que toda esta infra-estrutura teve.

O destino das obras feitas para o Pan já foram, inclusive, tema para este blog. Na ocasião, falei sobre o Parque Aquático Maria Lenk, fechado até hoje. O Parque, super moderno e que deveria treinar os atletas brasileiros do futuro, continua lá, sem uso e sem previsão de entrar em funcionamento. O mesmo acontece com o velódromo da Barra e com a Arena Multiuso, hoje HSBC Arena.

Então, eu pergunto: alguém aí realmente acredita que a realização das olimpíadas de 2016 no Rio vá trazer muitos benefícios?

Somos um país tão pobre e tão carente de coisas básicas que me parece luxo demais querer investir R$1,3 trilhão para criar estádios e afins. E se temos esse dinheiro para investir nas Olimpíadas, por que não investimos em educação, saúde e transporte? Por que preferir um evento midiático a resolver problemas reais e urgentes?

Por essas e outras, Rio 2106: soy contra!


Abraços,


Clara Araújo

3 comentários:

  1. Somos duas!
    Concordo com cada vírgula e acrescento alguns palavrões.

    ResponderExcluir
  2. (Mas vou no show amanhã em Copacabana...)

    ResponderExcluir
  3. É Clarinha, e nossa torcida contra não resolveu... Vão meter a mão em mais uma baita grana que podia ser usada com fins MUITO mais nobres... Mas, porém, todavia e contudo, como diria um sábio anônimo: o povo tem os governantes que elege (e portanto merece). C´est la vie, mon chérrie... Só nos resta lamentar (e fiscalizar, para os mais animados).

    ResponderExcluir