segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ser feio é fashion.

O sucesso da novela colombiana “Betty, a feia” – que, aliás, tem sua segunda temporada da versão americana em forma de seriado estreou na semana passada na Sony, mostra que ser feio agora está na moda.

Segundo matéria publicada na “Revista da Folha” (só para assinantes) já existem hoje até mesmo agências de modelos destinadas a recrutar pessoas de beleza escassa para fazer parte de comerciais e outras produções artísticas.

A reportagem diz também que comunidades do Orkut destinadas a esse público fazem sucesso no portal. “Em três anos, o grupo "Eu Sou Feia * Feio e Sei Disso" reuniu 3.600 participantes, integrando-se a uma lista infindável de comunidades similares: "Sou Feio, mas Sou Legal" (47.177), "Eu Sou Feia, e Daí" (4.292), "Eu Sou Feio(a), mas Existem Piores" (28.667)”.

Outro fato interessante citado pela reportagem mostra que o livro "A Vida Sexual da Mulher Feia" é o mais vendido dos três livros da autora Cláudia Tajes.

Fiquei pensando: por que isso? Estamos mudando nossos conceitos? Evoluímos, finalmente? Sinceramente, acho que não.

É fato que o feio causa o riso.

Você reparou, por exemplo, no uso do “mas” no título das comunidades do Orkut? “Sou fe
io, mas...”, mas você pode gostar de mim, pode falar comigo. Minha feiúra não contaminou meu intelecto. Isso não me impede de ser uma pessoa agradável...

Outra coisa: "A Vida Sexual da Mulher Feia"... Qual a diferença da vida sexual de uma mulher feia e a de uma mulher bonita?

“Betty, a feia” mostra que, ao contrário do que prega a ditadura da beleza, é possível ter namorado, ter um trabalho, conhecer pessoas legais estando fora do padrão. Mas, será que ao reforçar que Betty é feia, não é reforçada justamente a necessidade da beleza, da aparência nas nossas vidas?

Será que afirmamos a beleza, agora estamos caminhando para a negação para, enfim, chegar a um meio termo?

Tese, antítese, síntese?

Sei lá... Divagações.


Clara

5 comentários:

  1. Puxa, que pena, pelo visto não sou fashion e tampouco estou na moda!!! eheheh ;)

    ResponderExcluir
  2. Sabia que um dia iriamos ter nosso valor reconhecidos... hahahhaa

    ResponderExcluir
  3. não sei se sou fashion ou não... a única coisa q sei é q todos me dizem q sou super parecida com minha irmã

    ResponderExcluir
  4. "já existem hoje até mesmo agências de modelos destinadas a recrutar pessoas de beleza escassa para fazer parte de comerciais e outras produções artísticas."

    haha "beleza escassa" é muito bom rs

    ResponderExcluir
  5. Como diria o Zé Simão, tucanearam a feiúra! Ahaha

    ResponderExcluir