sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sonhos Velados















Olá visitantes do nosso querido blog ALIÁS!!!

Clarinha tem “segurado” bem as pontas por aqui. Eu tenho estado em falta com o nosso “diário” por questão de tempo mesmo. Reconheço que tenho que ser um pouco mais organizada, não assumir TANTAS responsabilidades... Acho que uma parte de vocês sabe como é essa vida de estudante universitário-escragiário...



Bom, saindo dessa minha desculpa, esfarrapada, mas sincera, pretendo me redimir com vocês trazendo uma ótima DICA cultural :)

No dia 17 de novembro foi a inauguração da exposição fotográfica SONHOS VELADOS na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. O trabalho foi o resultado final de uma oficina de fotografia -Foto olhares- desenvolvida para crianças e adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas no DEGASE. As aulas foram ministrada pelos fotógrafos Fábio Caffé, Francisco Valdean e Davi Marcos da Agência Imagem do Povo (que por sinal merecem APLAUSOS de pé pelo excelente trabalho).

No ambiente aconchegante e convidativo da Casa de Cultura Laura Alvim as fotos da exposição se contrastam com a atmosfera que permeia pela orla da Viera Souto, uma rua do bairro carioca que tem o metro quadrado mais caro da América Latina e umas das rendas per capitas mais elevadas do Rio: R$ 40.371, 66 (IBGE 2000). O desejo de retratar o cotidiano de uma Instituição de correção para menores, com a vontade de ter a liberdade devolvida é o que contempla boa parte dessas fotos de meninos e meninas do DEGASE. As grades x o alçar vôo de um pombo, o pirulito x o cigarro; todas essas dicôtomias apontam para a dualidade que é o universo destes jovens, tratados como a parcela “marginal”- que está à margem- da sociedade civil, mas vítimas de um fosso produzido por um “empreendedor” capitalismo que concentra uma renda absurda nas mãos de poucos.

Reserve um pedacinho do seu tempo para visitar a exposição. Valorizar o trabalho destes jovens é incentivá-los a acreditar que nunca é tarde para mudar. E que aprender a “escrever com luz” pode ultrapassar as grades do centro de correção e tornar-se a maneira mais expressiva desses meninos e meninas exercerem a sua liberdade.

Mostra Sonhos Velados

Abertura: 17 de novembro de 2008

Visitação: 18 de novembro a 4 de janeiro de 2009, todos os dias, das 13 às 21h.

Local: Casa de Cultura Laura Alvim, Av. Vieira Souto, 176, Ipanema.

Tel: (21) 2332-2015

Beijos
Visitem e me contem!!!
Jaque

2 comentários:

  1. Ei, Jaque!!
    De volta a ativa, hein!
    hehehehehe
    Muitos programinhas culturais nos esperam e são esperados em nosso blog nas férias, hein!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, fiquei muito feliz!
    Muito interessante a matéria sobre a Mostra Sonhos Velados, a arte é um meio de democratização, não só no sentido de levar ao outro aquilo que se sente, fazendo com que o outro tenha acesso aquela realidade/sentimento mas também, é forma de exercício da própria liberdade de expressão.
    Além disso, através desse encontro a arte proporciona transformação, registra o seu tempo e o transforma de forma simultantea e gradual, é incrível!!
    Muito bacana.

    ResponderExcluir